quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Planejamento de Atividades

Plano de Aula
Planejamento de Atividade
Dias 1º de Outubro e 29 de Outubro
Professor: Maria Gleiz de Melo Cordeiro.
Disciplina: Ensino Religioso.
Tema da aula: Ser estudante.
Tempo: 2 aulas.
Público Alvo: 9º A e B.
Valor da atividade: 1,0 ponto.
Objetivo:
• Levar o aluno a refletir sobre a sua responsabilidade como estudante;
• Valorizar o estudo como busca do seu ideal;
• Internalizar que o conhecimento é uma busca constante e que a curiosidade te levará a um sucedido caminho de descobertas e conhecimentos, úteis em todos os momentos da sua vida.


Estratégia: Roteiro a ser trabalhado com o aluno.
• Ler o texto com bastante atenção;
• Destacar as palavras desconhecidas e pesquisar no dicionário;
• Escrever um argumento a favor ou contra o texto;
• Acrescentar um parágrafo ao texto, escrevendo-o de acordo com suas próprias idéias;
• Reler novamente o texto e escreva:
o O que o texto lhe diz?
o O que você ao texto?
o O que eu digo aos meus colegas sobre o texto?

• Baseado no texto estudado escreva um texto de opinião. Lembre-se que um bom texto exige: um título; uma introdução; um desenvolvimento e uma conclusão. (no mínimo 15 linhas)

Texto: Ser Estudante
Se quiseres ser um verdadeiro estudante,
não aprenda só o superficial,
pois o difícil pode se tornar barreira vencida.
Para aquele cujo momento chegou agora, nunca é tarde demais!
Aprender o Abc não basta, mas aprenda-o.
Procura na escola o que deseja para tua vida,
pois ela te recolherá, orientará, dirigirá.
Confia nos teus mestres: eles não te decepcionarão.
Se não tens teto, cobre-te de saber,
de vontade, de garra.
Se tens frio, se tens fome,
agarra-te ao livro: ele é uma boa arma para lutar.
Se te faltar coragem,
não tenha vergonha de pedir ajuda.
Certamente haverá alguém para te estender a mão.
Sê leal, fraterno, amigo, forte!
Nunca te deixes ser fraco, desleal, covarde.
Pois tu, jovem estudante,
tens que assumir o comando do teu país.
Respeita para ser respeitado.
Valoriza para ser valorizado.
Espalha amor para seres amado.
Não tenhas medo de fazer perguntas:
Toda resposta terá sentido.
Não te deixes influenciar por pensamentos alheios ou palavras bonitas.
Tenha a sua própria linguagem (aperfeiçoa-te).
Quando te deparares com a injustiça, impunidade, a corrupção,
a falta de limites, o abuso de poder,
pensa na existência de tudo que o cerca.
Busca o teu ideal e lembra: um valor não se impõe, se constrói.


Avaliação: Através do desempenho das produções que forem elaboradas pelos alunos
Entrega da atividade ao professor: 13/11/2010.
Ao final espera-se que os alunos:
• Reflita sobre sua responsabilidade como estudante;
• Saiba resolver as atividades com clareza, destacando: ortografia e caligrafia;
• Produza os textos com bons desempenhos;
• Aplique vocabulários de acordo com seu nível de conhecimento.

Bibliografia:
GUERIN, Leonardo, Curso básico e Avanço profissional,2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário