terça-feira, 24 de novembro de 2009

REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA

ATIVIDADE - 2.7/ 2.8

Cumprindo a Lei nº10.639, de 09 de janeiro de 2003, que alterou a lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade temática “História e cultura Afro- Brasileira”, nós professores das disciplinas história e religião resolvemos planejar e fazer o projeto trabalhando o tema “consciência negra”

Primeiramente, apresentamos o tema para as turmas de 8ª A, B, C, D, E e F, em seguida, fizemos levantamento dos conhecimento e conceitos prévios dos alunos sobre a cultura afro- brasileira. Aqui cada professor começou a trabalhar sua disciplina de acordo com seus temas. Como a minha é Ensino Religioso, comecei a abrir debates sobre a temática “A religião africana no Brasil” com as 8ª A e C.


Em seguida, começamos o processo de pesquisas sobre a temática em várias fontes bibliográficas como livros, internet, estudos, coleta de material, divisão das equipes, montagem de painéis, cartazes, elaboração de folder, onde eles mostram como os escravos foram impedidos violentamente de praticar sua religião e também como foram convertidos à força para o cristianismo.

Diante destes fatos, os negros encontraram uma solução criativa para enganar seus “dominadores” e poder adorar seus orixás: adotaram estátuas de alguns santos católicos que foram expostos para representar seus orixás, como: Iemanjá que é representada por Nossa Senhora mãe de Jesus e mãe das águas; Ogum, guerra e tecnologia, representada por São Jorge/ Santo Antônio; Iansã, relâmpago representado por Santa Bárbara, etc.

Os alunos também explicaram que as religiões afro- brasileiras sofreram muitas perseguições até a metade do século XX. Eram consideradas práticas de feitiçaria e tratadas com desprezo pelos católicos. Eles apresentaram através de painéis os modos como os escravos receberam nomes diversos, de acordo com o local que se fixaram: Candomblé na Bahia, Xangô em Pernambuco e Alagoa, Tambor de Mina no Maranhão e Pará, Batuque no Rio Grande do Sul e Macumba ou Umbanda no Rio de Janeiro.

Apresentaram também o Sincretismo que é a mistura de idéias de duas ou mais religiões, criando uma nova concepção religiosa a respeito do mundo em que vivem como o Candomblé que traz em si elementos do catolicismo, espiritismo e dos cultos africanos.

Os alunos destacaram também que as mulheres ocupam lugar de destaque na religiosidade africana. Elas são as mães - de - santo, matriarcas da espiritualidade e herdeiras da tradição ancestral. São elas que orientam, educam e conduzem os destinos espirituais de toda comunidade.



Portanto, ficou bem claro para os presentes que depois de cinco séculos de convivência, as culturas negras e africanas já fazem parte da nossa própria identidade. E de norte a sul, percebemos sua influencia rica e criativa.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo trabalho desenvovido com os alunos. São professors como vocês que fazem toda a diferencça na escola e sociedade.

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